A
história de Silvio Santos é, digamos, digna de filme de Hollywood. Não
só a história de vida pessoal mas a vida profissional é digna de motivar
qualquer profissional a querer crescer em sua carreira.
Lendo a Revista
Veja SP de hoje sobre o CEO da Jequiti que a transformou em uma das
empresas mais rentáveis do Grupo Silvio Santos, eis que fico sabendo que
em 1979 Silvio Santos tinha uma pequena empresa de comesticos. Funciona
em um pequeno galpão em São Paulo quando Silvio, imediatista como
sempre, decidiu vender a um rapaz que transformou aquela pequena empresa
na maior empresa de cosméticos do Brasil, “O Boticário”. Talvez muitas
pessoas que estudam a historia desse empresário-apresentador não
soubesse desse detalhe e foi pego de surpresa. É algo incrível que faz
parte da historia de Silvio Santos.
Mas diante de
tantos projetos que Silvio Santos preferiu não dar atenção por achar que
não daria certo, como nesse caso de “O Boticário”, soma-se outras
decisões que culminaram no enfraquecimento do SBT e que de fato mudou os
rumos da televisão brasileira.
Em 2001, por
exemplo, foi oferecido ao Silvio Santos o projeto do formato do “Big
Brother”. Silvio não aceitou comprar a idéia e decidiu por “plagiar” o
formato com o nome “Casa dos Artistas” que ao invés de usar anônimos
confinados numa casa, ele colocou celebridades ou subcelebridades no
formato. O plagio rendeu mais de 40 pontos nas noites de domingo e três
temporadas que ameaçaram a Globo e o que rendeu o SBT um processo por
copia indevida.
Outra história
que rendeu foi quando um diretor ofereceu ao Silvio a idéia de
“remakear” a novela “A Escrava Isaura”. Silvio, acreditando que a idéia
não renderia por achar a Globo imbativel, disse não ao diretor Herval
Rossano, que logo foi levar a idéia para os Bispos da Record. E lá na
Barra Funda a idéia foi aceita o que valeu a vice liderança da Record
vencendo o ate então vice líder SBT.
Talvez a maior
curiosidade em que o o não teve um arrependimento tardio, foi quando o
dono da Jovem Pan foi levar a idéia do “Pânico na TV!” ate Silvio
Santos. E mais uma vez ele se negou a aceitar a compra do formato.
Alguns meses depois a trupe do “Pânico” explodiu na RedeTV! concorrendo
diretamente com o SBT e vencendo a emissora em diversos momentos, além
da conquista da liderança.
Idéias como “O
Boticário”, “Big Brother”, “A Escrava Isaura” e “Pânico” são parte do
galinheiro de ouro que Silvio Santos deixou de ter em mãos por pura
teimosia e imediatismo que perpetuam em sua carreira profissional.
Fonte: Todo Canal
Nenhum comentário:
Postar um comentário